Sobre as Gravuras

Gravuras são obras de arte originais, ainda que sendo reproduzidas em série, pois o processo artesanal utilizado para sua confecção, confere uma individualidade a cada obra que foi impressa.

Todas recebem uma numeração de tiragem, como por exemplo 1/50, que significa que aquela determinada gravura é a número 1 de uma série de 50 iguais.

Também podem ser impressas gravuras nomeadas PA(Prova do Artista), PI(Prova de Impressão), PE(Prova de Estado), HC(Hours Commerce - Fora de Comércio), que são feitas antes do processo de impressão definitivo, para verificar se o resultado da impressão é aprovado pelo impressor e artista.

As gravuras tamém são assinadas individualmente pelo artista, e datadas.

Existem diversas técnicas de produção de gravuras, como:

Serigrafia - Técnica de impressão em que são utilizadas telas vazadas, uma para cada cor da imagem, onde a tinta é passada com o auxílio de uma espátula. A técnica é semelhante a utilizada em confecção de estampas de camiseta.

Xilografia - Nessa técnica uma matriz é entalhada pelo artista em madeira ou borracha, embebido em tinta, e posteriormente colocado sobre o papel, se assemelhando a um carimbo.

Litografia - A matriz utilizada é de pedra de origem calcárea, passando a imagem ao papel de forma semelhante à xilografia.

Metal - O artista cria a matriz desenhando sobre uma chapa metálica, utilizando um instrumento chamado ponta seca. Após o desenho pronto, é aplicado tinta na matriz, e colocada em uma prensa, que receberá uma grande pressão para que o desenho seja transferido ao papel.

BuscaIntegrada
Pague com
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

RAFAEL CORDEIRO DA SILVA 31568566816 - CNPJ: 45.725.073/0001-89 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail